quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Harmonia Sexual

O bom relacionamento sexual na vida do casal é de fundamental importância para a sua harmonia.
A primeira necessidade é conhecer o sentido da vida sexual no plano de Deus. O sexo tem duas dimensões na vida conjugal: unitiva e procriativa.
A dimensão unitiva significa que o sexo é um meio de unidade do casal. Mais do que nunca é no relacionamento sexual que eles se tornam ´uma só carne´ . São Paulo lembra aos coríntios o perigo do pecado da fornicação, exatamente porque, como diz, ´aquele que se ajunta a uma prostituta se torna um só corpo com ela. Está escrito: ‘Os dois serão uma só carne’ ´(Gen 2,24).
O ato sexual, para o casal, é a mais intensa manifestação do seu amor; é a celebração do amor no nível afetivo e sensitivo. Portanto, não pode haver sexo sem profundo amor. Ele só pode ser vivido no casamento, porque só no casamento existe um compromisso de vida para toda a vida, e a responsabilidade de assumir as suas consequências, especialmente os filhos.
O que faz do sexo algo perigoso e desordenado, é exatamente o seu uso fora de uma realidade de manifestação de amor. Se tirarmos o amor, o sexo se transforma em mera prostituição: sexo sem amor, sem compromisso. Aquele que usa da prostituta não tem responsabilidade sobre ela; não importa se amanhã ela estará doente, desempregada, passando fome, ou morrendo de AIDS. Foi apenas um instrumento de prazer, que foi alugado por alguns instantes. É o grande desvirtuamento de uma das realidades mais lindas criadas por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário