quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CORPO INCORRUPTO

Corpo Incorrupto é o corpo humano que apresenta a propriedade, considerada miraculosa, de não se decompor após a morte, sem que tenham sido utilizados métodos de embalsamamento.
O fenômeno da incorruptibilidade pode ocorrer com todo o corpo ou com apenas parte dele. Em alguns casos, os corpos incorruptos emanariam um odor agradável.
 
 

 
,

terça-feira, 13 de novembro de 2012

.


A Eclesialidade das ENS

O Papa João Paulo II, na Exortação Apostólica Christifideles Laici , enfatiza a necessidade da agregação dos fiéis leigos, mais eficazmente a vocação e missão de cada um.
São diversos os motivos que justificam ou exigem a agregação dos fiéis leigos. O Papa destaca uma razão de ordem teológica, quando afirma que o apostolado associado é fundamental como um sinal de comunhão e de unidade da Igreja de Cristo.
Portanto, aí está a razão eclesiológica das ENS: ajudar a Igreja no anúncio do Evangelho; participar do esforço de toda a Igreja para uma verdadeira renovação do mundo, a partir das exigências do Evangelho; produzir frutos de amor, de justiça, de paz e de esperança para os irmãos, principalmente para os mais necessitados; renovar a vida conjugal e familiar, ajudando a transformar as famílias em verdadeiras Igrejas Domésticas e assim por diante.
A razão eclesiológica das ENS fundamentam-se no atendimento às ordens de Cristo: Ide e pregai o Evangelho.
Neste sentido, os fiéis leigos, quando se reúnem em movimentos e formam comunidades maduras, participam da nova evangelização, como propõe a Igreja hoje.
A Segunda Inspiração supõe uma nova evangelização para todo o Movimento, para todos os casais e sacerdotes que fazem parte das ENS. Os casais que não derem frutos, uma vez que dar frutos é uma exigência essencial da vida cristã e eclesial, serão cortados pelo Pai, lançados fora e queimados. (Jo 15,2)"
(Mariola/Elizeu, ECIR, CM jun-jul/95).

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

EXERCITEMOS A NOSSA VONTADE !

Para conquistar tudo o que quisermos nesta vida precisamos nos exercitar como os atletas que treinam longamente para obterem o domínio do corpo.
Precisamos fazer pequenos exercícios no dia a dia como tomar um banho frio, comer menos ou comer alguns alimentos, mesmo que eles não sejam muito agradáveis ao nosso paladar; falar menos e escutar mais, fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem a nós, ficar atento à necessidade do irmão e tantas outras atividades que o Espírito Santo vai nos inspirar ao longo do dia. Isso, com certeza, nos favorecerá organizar, regrar e disciplinar a nossa vida.
Muitas vezes somos arrastados de um lado para o outro por coisas que nos dominam, pois não temos forças para enfrentá-las, porque a nossa vontade está enfraquecida. No entanto, com nosso esforço e com a graça de Deus podemos proclamar: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Fiquemos atentos a todas as oportunidades que teremos ao longo deste dia para exercitarmos a nossa vontade.

Espírito Santo, ajude-nos a sermos homens e mulheres de têmpera.

Jesus, eu confio em Vós!

DEVER DE SENTAR-SE.


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

.


DEZ PONTOS DE UNIDADE DAS ENS

  1. Movimento das Equipes de Nossa Senhora é Cristocêntrico e da Igreja.
  1. São comunidades de aproximadamente 5 a 7 casais e um(a) Conselheiro(a) Espiritual, que se encontram pelo menos uma vez por mês, em uma reunião que contenha momentos de Oração, Partilha, Co-Participação, Estudo e Refeição.
  1. Os Casais Participantes, têm o Sacramento do Matrimônio e mantêm fidelidade ao Carisma fundador e ao Estatuto do Movimento.
  1. Apóiam-se na vivência da Vida de Equipe, Pontos Concretos de Esforço e Orientação de Vida proposta pelo Movimento.
  1. Rezam diariamente a Oração do Magnificat para que Nossa Senhora, Padroeira das Equipes interceda pelos casais e conselheiros espirituais do mundo todo.
  1. Recebem e lêem mensalmente a Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora.
  1. Devem ter conhecimento dos documentos fundamentais do Movimento: (Estatuto, O que é uma Equipe de Nossa Senhora?, Pontos Concretos de Esforço e a Partilha, A Responsabilidade nas Equipes de Nossa Senhora, o Guia das Equipes de Nossa Senhora).
  1. Dão cada ano,a título de contribuição,o produto de um dia de trabalho,para assegurar a vida material e a expansão do Movimento ao qual devem de certo modo,o próprio enriquecimento espiritual. Desta forma, o Movimento possui uma expansão sustentada, traduzida pela fiel transmissão da sua metodologia e pedagogia.
  1. As responsabilidades exercidas no Movimento se caracterizam pela transitoriedade e gratuidade no serviço a ele e às Equipes .
  1. Têm seus trabalhos e decisões definidas em colegiado, nos diversos níveis de responsabilidades na estrutura do Movimento.